Basicamente, o inventário é o levantamento da quantidade/valor de itens do estoque que estão em posse da empresa ou de terceiros ao final de cada exercício.
Para a elaboração coerente do Inventário de Estoque, é fundamental que as parametrizações dos sistemas de automação Tek-System estejam corretamente configuradas.

Nesta matéria, abordaremos algumas das configurações que influenciam na geração de seu inventário:

Fórmula do Custo:
A Fórmula do Custo de Compra, é a informação adotada para calcular o custo médio, útil na valorização do estoque de matéria prima.

Esta fórmula é personalizada de acordo com o entendimento da empresa usuária do software. Confira com a contabilidade se a fórmula configurada para sua empresa está coerente com seu regime de tributação.

Movimentação de Estoque:
Toda movimentação de estoque (entrada ou saída) deve ser registrada no sistema, gerando dados para a gestão de seu estoque. A configuração que determina se a operação vai gerar movimento de estoque está no cadastro das Transações.   Confira se as Transações relacionadas à circulação de mercadoria estão devidamente parametrizadas para gerar a movimentação de estoque.

Confira também se estão sendo registradas as movimentações internas de estoque, como por exemplo, a baixa das matérias primas utilizadas na industrialização.

Ainda com relação à movimentação de estoque, caso a empresa trabalhe com ‘Terceirização’, deve conferir se as operações estão gerando corretamente o “Saldo da empresa em poder de terceiros” e “Saldo de terceiros em poder da empresa”.  Para este controle, o campo “Movimenta Estoque de Terceirização” deve estar marcado no cadastro de Transação.

Se a empresa já estiver configurada para gerar dados para o Bloco K do Sped Fiscal (RCPE Digital), certifique-se de que toda movimentação de estoque (entrada e saída) esteja sendo devidamente registrada no módulo “Registro e Controle de Produção e Estoque”.

Neste contexto, é indispensável configurar o sistema para impedir negativar estoque. Confira no parâmetro de funcionamento como está a sua configuração. 

Para identificar possíveis furos neste controle, restrinja à um usuário específico o acesso à tela de “Estorno”. Somente este usuário poderá fazer o ajuste, e será o responsável por identificar a ação que visa impedir a reincidência do erro.

E, por fim, com objetivo de auxiliar sua empresa neste controle, criamos a “Auditoria de Estoque”, uma ferramenta que visa apontar inconsistências que podem comprometer o saldo de estoque apresentado no Inventário, e assim, impedir a entrega de dados equivocados.

Fique atento: Se corretamente configurado, nossos softwares proporcionam dados coerentes para a elaboração de seu inventário!